Artigo: Os Wicked Problems – o caso da Braskem

Compartilhe esta notícia:

Por: Luciléia Aparecida Colombo* e Paulo Alberto Paixão**

É notável como, à medida que o mundo se moderniza e o capitalismo avança, surgem os chamados “Wicked Problems”, como resultado da intensificação da complexificação social gerada pelos problemas de distribuição de renda e de criação de desigualdades sociais. Mas afinal, o que são Wicked Problems e qual sua implicação para uma empresa como a Braskem?

A Braskem, uma das maiores empresas globais nas indústrias química e de plástico, detém presença considerável no Brasil, encabeçando a lista de empresas líderes do setor produtivo brasileiro. Em Alagoas, por exemplo, destaca-se como uma das principais empresas do estado, especialmente na extração de sal-gema, um mineral vital na produção de soda cáustica e PVC.

Entretanto, em 2018, residentes de um dos bairros de Maceió, o Pinheiro, depararam-se com rachaduras em suas residências, algumas atingindo até 280 metros de extensão. Essas rachaduras eram resultado do afundamento do solo, ocasionado pela exploração mineral no subsolo do bairro. Nesse mesmo ano, um tremor de magnitude 2,5 agravou ainda mais as rachaduras e criou crateras no solo, resultando em danos irreversíveis a residências e forçando a evacuação de cerca de 60 mil pessoas, de quatro bairros adjacentes. Cinco anos se passaram desde então, e até agora não foram apresentadas soluções concretas para remediar esse problema intrincado, um exemplo clássico dos chamados “Wicked Problems”.

Os Wicked Problems são preocupações sociais de difícil explicação e resolução. Ao contrário de problemas mais estruturados, cuja dinâmica é compreensível em boa medida, os Wicked Problems são tão interconectados e complexos que resistem a soluções padronizadas. Além do caso da Braskem, podemos utilizar outros exemplos, como as crises financeiras, fome, disparidade de renda, obesidade, pobreza, terrorismo e mudança climática.

Esses desafios e problemas sociais possuem características distintivas, como a ausência de regras claras para a definição do problema e formulação de alternativas. Não há soluções verdadeiras ou falsas, apenas escolhas que variam de acordo com os interesses e valores dos atores sociais e políticos envolvidos. Cada problema é único, e as soluções não são imediatas nem testáveis, gerando ondas de consequências imprevisíveis.

Os Wicked Problems levantam questões sobre a complexidade dos problemas sociais, desafiando a eficácia das políticas públicas tradicionais. A relação de causalidade entre problema e solução nem sempre é evidente, e políticas focadas podem falhar ou criar novos problemas. Resolver esses desafios requer uma abordagem mais holística e uma compreensão profunda de suas complexidades interconectadas.

Referências Bibliográficas

PORTAL G1 ALAGOAS: TV Gazeta. Por Cau Rodrigues, g1, 2023. Disponível em: <https://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2023/12/02/afundamento-do-solo-em-maceio-a-cronologia-das-rachaduras-em-ruas-e-imoveis-ao-colapso-das-minas.ghtml>.   Acesso em: 04 de jan. 2024.

ROSA, Júlia Gabriele Lima da; LIMA, Luciana Leite; AGUIAR, Rafael Barbosa de. Políticas públicas : introdução [recurso eletrônico]. Dados eletrônicos. — Porto Alegre : Jacarta, 2021.

*Luciléia Aparecida Colombo é   Professora de Ciência Política da Universidade Federal de Alagoas.

**Paulo Alberto Paixão é Graduado em Ciências Sociais pelo o Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e mestrando em Sociologia pelo Programa de Pós Graduação de Sociologia (PPGS) do Instituto de Ciências Sociais (ICS/UFAL).

***Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas municipais, estaduais, nacionais e mundiais e de refletir as distintas tendências do pensamento contemporâneo.

 

Compartilhe esta notícia: